Centro de Juventude São Sebastião comemora 25 anos

A instituição atende 81 crianças em turno inverso ao escolar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Cáritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima, de Carazinho comemorou no último sábado (13), os 25 anos de atuação do Centro de Juventude São Sebastião, na Vila São Sebastião. A instituição, mantida pela Cáritas, atua no atendimento de 81 crianças de 05 a 18, em turno inverso ao escolar. Uma celebração de ação de graças, o relato da história do Centro de Juventude, a apresentação do coral das crianças atendidas e a partilha de um lanche marcaram a data e expressaram a alegria de todos que fazem parte desta história.

Maria Lúcia Caramalak, coordenadora da Cáritas Paroquial, observa que “em primeiro lugar é preciso louvar e agradecer a Deus, já que 25 anos é uma grande caminhada e muitas pessoas fizeram parte desta história. Lembramos especialmente do Pe. Aldino Barth, que sonhou e realizou esta ideia e que por 17 anos esteve ao nosso lado”.

Atualmente, o Centro de Juventude São Sebastião disponibiliza para as crianças atendidas oficinas esportivas, de leituras e contos, auxílio nas tarefas escolares, recreação, canto e violão, culinária, produção de papel reciclado, informática, atividades lúdicas e brinquedoteca.  Além disso, as crianças também participam de aulas de artesanato diversos e confecção de cartões e caixas com o papel reciclado produzido. Outro destaque no trabalho desenvolvido no local são os momentos de complemento educacional - auxiliando no reforço dos conhecimentos adquiridos em aula; e de complemento alimentar, através da oferta de refeições saudáveis e com alto valor nutricional.

Segundo Maria Lúcia, “o centro foi construído com muita dificuldade e todos os avanços que conseguimos nessa caminhada são muito gratificantes. Ver, por exemplo, pessoas adultas, que passaram por lá e hoje estão bem, trabalhando, com uma vida construída, é muito bom. Muitas crianças passam a infância inteira lá, crescem naquele meio e só saem quando são encaminhadas ao mercado de trabalho”, explica a coordenadora. A Cáritas Nossa Senhora de Fátima é, até então, a única filial juridicamente constituída da Cáritas Arquidiocesana e mantém também outro Centro de Juventude no município, no Bairro Santa Terezinha.

Gostou? Compartilhe