Emater/RS-Ascar ganha dois novos escritórios regionais

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de janeiro de 2013, a Emater/RS-Ascar passa a operar com 12 escritórios regionais. As novas sedes dos regionais são os municípios de Frederico Westphalen e Soledade. "Esse novo recorte, adequado aos Coredes, vai qualificar ainda mais nossa intervenção junto aos agricultores familiares e demais públicos atendidos pela Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural no Estado", afirma o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David.
Até o final do ano, a Instituição passará por um período de transição, na estruturação física e de recursos humanos dos novos escritórios, garantindo suporte técnico e de gestão institucional. A composição das equipes será definida nos próximos dias.

"Ao nos adequarmos aos Coredes facilitamos o planejamento e a articulação com os demais órgãos de Governo, na execução das diversas políticas públicas federais e estaduais, e fortalecemos nossas ações de inclusão social e produtiva em regiões que, apesar dos elevados índices de desigualdades sociais, têm grande potencial de desenvolvimento", explica De David.

Critérios
A nova estrutura regional da Emater/RS-Ascar foi proposta aos Colegiados Deliberativos (CTA da Emater/RS e Conad da Ascar), em reunião extraordinária realizada no dia 3 de julho deste ano e aprovada por unanimidade. Para definir os municípios sede, foram promovidos encontros, reunindo lideranças de cada região, com debate e avaliação dos critérios e das condições de cada Escritório Regional.

Foi constituído um grupo de trabalho integrado pelos municípios candidatos (Rodeio Bonito e Frederico Westphalen, em 19 de outubro, e Passo do Sobrado e Soledade, em 22 de outubro). Na defesa dos municípios candidatos, os grupos de trabalho aperfeiçoaram os critérios técnicos e de gestão, que culminaram na decisão, por parte da diretoria/superintendência executiva da Instituição, por Frederico Westphalen, abrangendo as áreas dos Coredes Médio e Alto Uruguai e do Rio da Várzea, e por Soledade, abrangendo os Coredes Vale do Rio Pardo e Alto da Serra do Botucaraí.

Segundo De David, a nova regionalização é resultado do trabalho de recuperação da Instituição que, entre outras ações, promoveu o aumento da capacidade técnica da Emater/RS-Ascar em todos os municípios onde atua. "Com os novos Regionais, ganha a região e, principalmente, os agricultores, que têm uma atuação técnica e social mais próxima e eficiente", destaca o presidente, ao afirmar que "a recuperação da Emater foi um compromisso assumido pelo Governo Tarso Genro ainda no processo eleitoral de 2010".

Regionais e Coredes
- Escritório Regional de Pelotas contempla o Corede Sul e abrange 22 municípios;
- Regional Bagé, contempla os Coredes Campanha e Fronteira Oeste e 20 municípios;
- Regional Porto Alegre, contempla os Coredes Metropolitano do Delta do Jacuí, Centro Sul, Vale do Rio dos Sinos, Paranhana Encosta da Serra e Litoral, e abrange 72 municípios;
- Regional Caxias do Sul, contempla os Coredes Serra, Hortências e Campos de Cima da Serra, e abrange 48 municípios;
- Regional Lajeado, contempla os Coredes Vale do Taquari e Vale do Caí, e abrange 55 municípios;
- Regional Passo Fundo, contempla os Coredes Produção e Nordeste e 40 municípios;
- Regional Erechim, Corede Norte e 32 municípios;
- Regional Ijuí, Coredes Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí e 46 municípios;
- Regional Santa Rosa, Coredes Fronteira Noroeste e Missões e 45 municípios;
- Santa Maria, Coredes Central, Vale do Jaguari e Jacuí Centro e 35 municípios;
- e os novos Regional Soledade, contempla os Coredes Vale do Rio Pardo e Alto da Serra do Botucaraí e envolve 39 municípios; e Regional Frederico Westphalen, Coredes Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea e 42 municípios.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe