As brincadeiras na escola em dia de chuva já poderão ocorrer normalmente, e o espaço para o recreio voltará ao normal. Essas são garantias que as obras emergenciais descentralizadas levarão para duas escolas de Lagoa Vermelha no próximo mês. As escolas Silveira Neto e Duque de Caxias receberão R$ 65.973,28 de verba da Secretaria da Educação (Seduc) articulada pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A equipe de obras da 7ª CRE, composta por Morenci da Silva Paula e pelo Coordenador Administrativo Adalmir Jacob Schaeffer, realizou um grupo de trabalho na quarta-feira (31) com as diretoras das escolas levando informações e esclarecimentos sobre os processos, e também firmaram assinatura dos contratos com a empresa que realizará as obras.
Para buscar investimentos as escolas precisam enviar um ofício solicitando a vistoria para a 7ª CRE, e após o laudo técnico do engenheiro responsável o pedido é encaminhado para Seduc. Procedimento que garantiu a E.E. Duque de Caxias a reconstrução de seu muro que apresenta fendas e rachaduras. “A recuperação do nosso muro nos trará tranquilidade para continuação de nossas atividades. Vamos conciliar o trabalho de construção com nosso cotidiano escolar, pois pretendemos garantir a segurança dos alunos sem precisar interromper as aulas”, concluiu Cláudia Elisa Martinazzo Hoffmann, diretora da escola que atende 518 alunos do Ensino Fundamental.
Entre as prioridades para o biênio 2013/14, que recebem investimentos estaduais estão a realização e conclusão das 1.028 obras inscritas no Plano de Necessidades de Obras (PNO). Além disso, receberão atenção especial da Seduc a reestruturação do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, a recuperação e atualização das escolas técnicas e a formação continuada de professores. A verba liberada para as duas escolas da 7ª CRE e mais 13 instituições de ensino da região somam um investimento total de R$ 848.851,72.