Um grupo de estudantes universitários e empresários de Tapejara, representantes da AUTAPE (Associação dos Universitários Tapejarenses), ACISAT (Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Tapejara) e Sindilojas Tapejara (Sindicato dos Lojistas do Comércio) estão promovendo uma manifestação em busca de melhorias na RS 463, estrada que liga Tapejara à Coxilha e é uma das principais vias de escoamento da produção da região nordeste do Rio Grande do Sul.
A iniciativa partiu de estudantes universitários e logo teve o apoio de diversas entidades de Tapejara que decidiram realizar a manifestação bloqueando a rodovia no dia 14 de novembro, próximo ao trevo que a liga com a RS 135, no município de Coxilha, a partir das 18 horas.
Dentre as reivindicações estão a recapagem completa da rodovia, a construção de acostamentos, a reforma em pontos com maior índice de acidentes e a utilização da verba do pedágio comunitário da RS 135 para a manutenção da RS 463.
Os manifestantes também questionam o fato de a região nordeste ter oito deputados que a representam na Assembleia Legislativa, além do próprio Secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque, que também tem seu domicílio eleitoral no nordeste gaúcho.
O Movimento chamado “463 por que nos abandonaram?” também está no Facebook (www.facebook.com/463porque) e conta com o apoio de outras entidades de Tapejara: OAB, Lions Clube, Leo Clube, Bombeiros Voluntários, JCI, Moto Grupo Rota 463 e Associação Automobilística Tapejarense.