As mulheres no momento atual do desenvolvimento econômico e social: desafios de um projeto de país com igualdade entre homens e mulheres é o tema de painel que acontece na manhã da próxima sexta-feira (23/11), em Constantina, durante o 1º Encontro das Agricultoras Familiares da Região Sul, promovido pelo Coletivo de Mulheres da Fetraf-Sul, com apoio da Emater/RS-Ascar. A expectativa é de que mais de cinco mil mulheres dos três Estados do Sul participem do evento, que vai tratar ainda da Previdência Social, em especial da ampliação da licença-maternidade para seis meses. Conforme a coordenadora do Coletivo de Mulheres da Fetraf-Sul, Cleonice Back, ainda é aguardada a confirmação da presença da presidenta Dilma Rousseff.
Participam do encontro em Constantina, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, que entregará à coordenação da Fetraf os abaixo-assinados pela ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses para as trabalhadoras rurais, coletados em todos os municípios gaúchos que têm escritórios da Instituição (492 de 496 municípios).
De acordo com a programação, a mística de abertura acontece às 9h30, sendo o painel de Vera Gasparetto, da Escola Sul Sindical da CUT, realizado às 10h, com posterior debate. À tarde, às 13h30, haverá resgate histórico e homenagem às lideranças mulheres da Agricultura Familiar e, às 14h, discussão sobre Previdência Social com Amadeu Bonato, especialista em Previdência Social na área rural. A composição da mesa oficial, com fala das autoridades e entrega de documentos (abaixo-assinados), está prevista para às 15h30, e o encerramento, às 16h30.