“A Licença Maternidade de 6 meses para mulheres do campo é um direito que defendemos. É valorizar o trabalho, é reconhecer o esforço, é aproximar ainda mais mães e filhos.” Assim afirmou o deputado estadual Altemir Tortelli (PT) no I Encontro das Mulheres Agricultoras da Região Sul, realizado pela Fetraf-Sul em Constantina na última sexta-feira. Tortelli representou a Assembleia Legislativa Gaúcha no evento que reuniu mais de quatro mil participantes.
Para o deputado, que coordenou a Fetraf-Sul por 10 anos, nas últimas décadas muitas foram as conquistas das mulheres do campo. Porém, ele ressalta que estender a Licença de 4 para 6 meses é uma luta justa, é garantir um direito que já existe na cidade. “É preciso lembrar que a mulher do campo exerce função dupla, cuidando dos afazeres domésticos e trabalhando na roça. Aumentar o tempo da Licença Maternidade é aumentar a proximidade entre a mãe e o bebê, é reconhecer a importância da mulher”, afirmou.
Na ocasião, Tortelli também resgatou um pouco de conquistar importantes que contaram com a participação das agricultoras familiares. Exemplos são a documentação pessoal para as agricultoras, o que possibilita o uso do bloco de produtora, financiamentos e autonomia. Também foi conquistado o direito de aposentaria integral para a mulher aos 55 anos, o salário maternidade de 4 meses, acesso a crédito como o Pronaf Mulher e assistência técnica específica. “E nessas conquistas as agricultoras exerceram papel fundamental. Com olhar diferenciado, elas possuem destaque na luta pela produção diversificada e soberania alimentar. O mesmo ocorre com a saúde pessoal e familiar, assunto no qual a mulher agricultora é protagonista”, finalizou.
Tortelli defende Licença Maternidade para agricultoras
· 1 min de leitura