Balcão do Consumidor inaugura unidade em Casca

Serviço será oferecido para moradores de oito municípios por meio de parceria entre UPF, Prefeitura e Ministério Público

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), inaugurou na noite de 11 de dezembro, a sua quarta unidade. Agora, além de Passo Fundo, Carazinho e Lagoa Vermelha, os consumidores de oito municípios da região de Casca poderão contar com o serviço. A unidade funciona junto ao Sajur, na Avenida 15 de Novembro, 402, junto ao Campus UPF Casca. A iniciativa é fruto de parceria entre a UPF, Ministério Público Estadual e Prefeitura de Casca.

De acordo com a coordenadora da unidade, professora Nadya Tonial, no início das atividades dois estagiários cedidos pelo município e outros estagiários voluntários trabalharão nos atendimentos. O serviço será idêntico ao prestado nos outros municípios onde o projeto já funciona há mais tempo. “O intuito é mediar as relações de consumo e também realizar atividades relacionadas à educação para o consumo. Através disso faremos trabalhos junto às escolas da região para concretizar essa política de defesa do consumidor”, destaca. Moradores dos municípios de Casca, São Domingos do Sul, David Canabarro, Vanini, Ciríaco, Santo Antônio do Palma, Nova Araçá e Parai poderão utilizar o serviço, que é gratuito.

Inauguração
A inauguração do Balcão do Consumidor em Casca aconteceu no hall do campus da UPF no município. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, prestigiou o ato. Na oportunidade, enfatizou a relevância de mais este serviço prestado pela instituição. “O projeto é fruto de uma grande parceria entre Ministério Público, prefeituras e UPF, iniciado há mais de seis anos. Temos certeza de que essa atividade trará benefícios à comunidade como já aconteceu em outras unidades”, garantiu.

Para o professor Rogério da Silva, um dos coordenadores do Balcão do Consumidor, nas unidades de Passo Fundo, Carazinho e Lagoa Vermelha mais de 32 mil pessoas já foram atendidas. Ele destacou que o índice de solução de casos no Balcão do Consumidor em Passo Fundo ultrapassa os 70%. Os casos porventura não solucionados são encaminhados ao Procon e ao Ministério Público Estadual. Silva lembrou ainda das atividades de educação para o consumo com materiais impressos, ações em escolas, desenhos animados com o personagem Tchê Consumidor e ainda o Balcão na Estrada – unidade móvel do projeto que foi adquirida com recursos do Ministério Público Federal.

O diretor do Procon RS Cristiano Aquino representou o governador do Estado durante a solenidade. Para ele, a ação da UPF de oferecer esse tipo de atendimento é pioneira no Estado e tem servido de exemplo para muitos municípios. “A região tem demonstrado um compromisso com a defesa do consumidor extremamente importante, principalmente pela ação da Universidade”, enfatizou. Para o promotor de justiça da comarca de Casca Damasio Sobiesiak, o Balcão do Consumidor, além de ser fundamental para a comunidade, auxilia o sistema judiciário. “O sistema judiciário está abarrotado de processos e não consegue atender a expectativa de quem precisa recorrer a ele”, observou.

O prefeito de Casca Alan Martins das Chagas salientou que a defesa do consumidor atende uma demanda moderna da sociedade, especialmente em relação a serviços difíceis de serem mensurados como internet e celular, por exemplo. Chagas destacou a importância da parceria firmada não só para o município, mas para a região. Também prestigiaram a solenidade o diretor do campus Casca Nélio Cerbaro, o diretor da FD, Nelson Ribas, e a juíza da Comarca de Casca Simone Chalela, além de alunos, professores e autoridades do município.

Gostou? Compartilhe