Agricultores familiares serão beneficiados com irrigação

TAPEJARA: Convênio entre município e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo vai possibilitar a construção de seis açudes e 13 sistemas de irrigação.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O município de Tapejara assinou na tarde desta segunda-feira, dia 17, o convênio “Irrigando a Agricultura Familiar” da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Estavam presentes durante a assinatura com o secretário Ivar Pavan, o prefeito Seger Luiz Menegaz e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Pitton.

Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com os efeitos das sucessivas estiagens, as quais prejudicam a produção agrícola, a criação de bovinos, suínos e aves e, até mesmo, comprometendo o abastecimento humano em algumas regiões. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, dos 430 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Estado, apenas 27 mil utilizavam algum tipo de irrigação, significando apenas 6,2%. Por isso, o governo estadual desenvolveu o programa, com subsídios de até 80% dos custos da implantação de microaçudes, cisternas ou sistemas de irrigação. Este programa também proporcionará a capacitação de técnicos e de agricultores, usuários da água, para que possam buscar formas e alternativas adequadas de captação, armazenagem e usos múltiplos da água. 

Para Tapejara foram disponibilizados seis açudes e 13 sistemas de irrigação, cujos beneficiários foram selecionados através de projetos enviados à Emater. Para mais informações sobre o programa, os interessados devem procurar o escritório municipal da Emater. 
Gostou? Compartilhe