A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu o licenciamento ambiental para as obras de duplicação da ERS-324, entre Passo Fundo e Marau. O anúncio foi comemorado pelo deputado federal, Beto Albuquerque, no final da tarde desta segunda-feira (28). “Vencemos mais uma etapa fundamental para a duplicação da ERS-324, que é um compromisso do governador Tarso Genro com a Região e uma das agendas prioritárias da atual gestão”, comemorou ao cumprimentar a Fepam pela agilidade com que conduziu o processo.
Ex-secretário de Infraestrurtura e Logística do RS, Beto destacou que resta apenas a indicação orçamentária por parte da Secretaria da Fazenda, que deve acontecer nos próximos dias, para que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) encaminhe o processo de licitação para contratação da obra. “Nos próximos cinco meses, se não tivermos nenhum entrave no processo licitatório, deveremos estar conhecendo a empresa ou consórcio que irá executar a obra no trecho”.
Orçada em R$ 116 milhões, a expectativa é de que a obra tenha início ainda no primeiro semestre de 2013, conforme o cronograma estabelecido por Beto à frente da Seinfra. "Esses mais de 20 quilômetros são o início da duplicação que futuramente irá até a Casca, deixando para trás o conceito de rodovia da morte, com a exclusão das curvas mais críticas".