Rapidez, praticidade e qualidade foram os fatores que impulsionaram a inovação na Mantecni, empresa de manutenção mecânica industrial localizada em Ibirubá, município do Noroeste do Rio Grande do Sul. Em busca de um diferencial no mercado, os proprietários, Juliano de Andrade e Marlon Anade, tiveram a ideia de utilizar uma Unidade Móvel para atender aos clientes.
Desde o início de 2012, a empresa presta serviços através da oficina itinerante. Avaliações das condições mecânicas, eletrônicas, eletropneumáticas, eletrohidráulicas e elétricas, instalação e monitoramento do rendimento operacional de equipamentos das usinas são feitos com ferramentas do furgão adaptado. A visita ao estabelecimento para um levantamento detalhado das condições, a elaboração de um Plano de Manutenção com necessidades do empreendimento e a execução dos trabalhos são as três principais etapas do serviço. “A realização desses procedimentos duravam, aproximadamente, três horas. Depois da unidade, tudo é feito em apenas uma hora”, ressalta Marlon. A oficina ambulante, que já levou serviços para Minas Gerais e Rio de Janeiro, ainda conta com equipamentos para atendimentos emergenciais.
Com um pouco mais de quatro anos de funcionamento, a Mantecni precisava de melhorias. Foi aí que os empresários tiveram a ideia de procurar o auxílio do SEBRAE/RS. Agora, o pequeno negócio faz parte do projeto Desenvolver as Indústrias Metalmecânicas do APL Pré-Colheita do Planalto do RS. Segundo a gestora da iniciativa, Doriane Ferrari, a ideia é melhorar a competitividade das indústrias ligadas ao projeto com ênfase comercial, qualidade, processos e gerenciamento. A partir das consultorias da instituição, foram implantados no empreendimento conceitos como planejamento, organização e gestão. Além disso, a Mantecni também participa do Programa de Qualidade do SEBRAE/RS (PSGQ) que aperfeiçoa a gestão e amplia os resultados das empresas.
Segundo os proprietários da Mantecni, a parceria com o SEBRAE/RS continua em 2013. Porém, a busca é pela certificação, através do “Rumo a ISO 9000”. O programa é uma metodologia desenvolvida pela instituição para auxiliar as empresas na autoimplementação de seu Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NBR ISSO 9001. Com duração de 12 meses, serão realizadas atividades de treinamento, consultorias e auditorias. Um maior nível de organização interna, maior controle da administração, redução de custos, eliminação de retrabalho, aumento de produtividade estão entre os benefícios das empresas que aderem à norma.