Cidadão deve redobrar cuidados com proliferação do mosquito

Região - Tapejara

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Tapejara está reforçando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Com os meses de calor e chuva a probabilidade da proliferação do vetor aumenta e, por isso, a preocupação deve ser de todo o cidadão. A Vigilância Ambiental em Saúde tem realizado há quase um ano um trabalho com as agentes de endemias de orientação e verificação em todos os imóveis do município, bem como de coleta de amostras de larvas. O município, como encontrou larvas do mosquito em alguns locais da cidade, ainda está positivado e, portanto, apesar de não ter a presença da doença, possui o mosquito em suas redondezas. É neste sentido, que a Vigilância novamente pede aos cidadão que mantenham os cuidados redobrados com os possíveis criadouros destes vetores.

Como este é um período de férias, muitas pessoas saem do município e viajam a outros que podem estar infestados com o mosquito e que, por isso, podem trazer o vírus e se forem picados, poderão transmitir a doença. Por isso, também é importante a continuidade da prevenção fora dos fronteiras da cidade.

Palestras educacionais
Com o inicio do ano letivo retornam as palestras de conscientização com os alunos da rede básica de ensino, com orientações e até visitas a campo.

Entenda
No ano passado, a Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Tapejara encontrou larvas do Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, em uma armadilha no centro da cidade. Cerca de 14 armadilhas estavam sendo monitoradas semanalmente pela equipe do município e como houve a positivação, as armadilhas foram retiradas, mantendo, entretanto, todo o trabalho de orientação e prevenção.
A Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura ressaltou que no momento só foram encontradas larvas do inseto e que não há registro de mosquito infectado. Porém, alerta para que a população fique atenta a qualquer sinal de sintomas da doença e da presença do mosquito em sua residência.

Cuidados
A Vigilância lembra que é importante que todos os tapejarenses redobrem os cuidados para evitar que o mosquito se manifeste na cidade. Os cuidados são: não guarde pneus velhos; feche caixas d’água, tonéis e latões; trate a água da piscina com cloro; coloque areia nos cacos de vidro dos muros; limpe com escovação os bebedouro de animais; não acumule água nos pratos dos vasos de plantas, encha-os com areia; coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeira bem fechada; guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo; mantenha desentupidos os ralos, canos, calhas, toldos e marquises.

Sintomas
Atenção para os sintomas da dengue: febre alta e sensação de fraqueza, dor nos olhos e dor de cabeça, dor nas juntas e nos músculos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, em alguns casos, e pode ocorrer sangramento de nariz e gengivas. Em caso de suspeita de dengue procure a unidade de saúde mais próxima e não use medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS).

Gostou? Compartilhe