O constante avanço tecnológico é a garantia de novidades na 14ª Expodireto Cotrijal. Para o coordenador da área de produção vegetal da feira, Gelson Melo de Lima, o produtor da Cotrijal deve organizar um calendário próprio de visitação, como forma de ter acesso às informações que busca. "Tendo definida a sua meta de visitação, o agricultor, com certeza, irá agregar conhecimento técnico, que, aplicado, amplia as alternativas de melhoria da renda da propriedade rural", salienta.
Segundo Lima, os 60 lotes dos canteiros experimentais vão abrigar os principais setores de pesquisas do agronegócio brasileiro. "Teremos, novamente, uma grande feira de conhecimento tecnológico,com novos materiais em praticamente todos os setores que estarão disponíveis ao homem do campo que busca aperfeiçoamento", frisa Lima. Entre os destaques de empresas pesquisadoras estarão: Embrapa; CCGL Tec, Lac e Log; Fundação Pró-Sementes; Coodetec; Fepagro; Universidades (Ulbra, UPF, UFSM, Unicruz); Projeto Aquarius; e Emater/RS.
Ao lado do produtor
A Cotrijal estará com um espaço voltado para o agricultor, apresentando lançamentos e experimentos e respondendo as dúvidas que o cercam no dia a dia. Destaque para ensaios envolvendo a tecnologia Intacta (resistente a alguns insetos), com a apresentação de sete cultivares com e sem a tecnologia. "Os produtores poderão comparar os materiais e ver os avanços dessa tecnologia, visualizando a estrutura das plantas e o aparecimento ou não dos insetos", observa.
O Departamento Técnico também vai apresentar os resultados do uso de um produto que melhora a estruturação do solo. Os visitantes poderão conferir, através de trincheiras, a forma como esse produto age. A utilização de sementes de qualidade e os manejos corretos contra pragas e invasoras também farão parte da mostra da Cotrijal na feira deste ano. O objetivo é lembrar aos produtores a importância e as formas corretas de se aproveitar os avanços genéticos e os benefícios que eles trazem para as lavouras. "Esses avanços da pesquisa nos remetem a um menor dano econômico, ambiental e também para a proteção da saúde do nosso produtor". Alguns programas que fazem parte das ações do Departamento Técnico da cooperativa estarão em destaque no espaço. Um deles é o Aplitec, com a apresentação de resultados e novas tecnologias em aplicação de agroquímicos. Outro destaque será para o programa Ciclus, com foco para a agricultura de informação e a adesão de tecnologias na lavoura. "A agricultura de precisão entra num conceito para a produção de mais, com menor custo", conclui Lima.