Em reunião promovida na tarde desta sexta-feira (22/02), pela Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI), no campus de Soledade da Universidade de Passo Fundo (UPF), a agricultura familiar foi debatida por prefeitos, representantes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Participaram da reunião o presidente da AMASBI, Verno Aldair Muller, o diretor do campus de Soledade da UPF e diretor do Corede Botucaraí, Idioney Oliveira Vieira, o 1º Vice-Presidente da AMASBI e prefeito de Nicolau Vergueiro, Danilmar da Costa, o 2º vice-presidente da AMASBI e prefeito de Mormaço, Luíz Carlos Machado, o coordenador da 9ª Região Funcional do Corede, Renne Cecconello, e o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, entre outras autoridades.
De acordo com o presidente da AMASBI, Verno Aldair Muller, o objetivo da reunião foi debater as demandas da agricultura familiar nos municípios, já que a economia da região do Botucaraí é alicerçada neste setor. “Um dos objetivos da reunião foi trazer as demandas do pequeno agricultor de cada município para o conhecimento do escritório regional da Emater/RS-Ascar e também esclarecer o trabalho de extensão rural e as atividades que serão desenvolvidas na região pela instituição”, afirma.
Como a bacia leiteira é um dos principais focos produtivos da região do Alto da Serra do Botucaraí, o diretor do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, José Adelmar Batista, palestrou sobre o Programa Leite Gaúcho, promovido pela SDR e executado pela Emater/RS-Ascar. O programa tem como objetivo aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades rurais, aumentando a renda dos agricultores de base familiar, através da capacitação, assistência técnica, monitoramento da produção e acesso a crédito subsidiado.
O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, José Cláudio Secchi Motta, e o gerente adjunto, Clari Pierezan Pereira, também estavam presentes no evento e repassaram às autoridades as principais linhas de ação que serão trabalhadas pelo escritório regional da Emater/Ascar de Soledade, que abrange 16 municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí.