Com a presença do governador Tarso Genro foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira a Expodireto Cotrijal 2013. Tarso falou do crescimento do segmento metal-mecânica a partir do agronegócio e anunciou que o sistema financeiro estadual (BRDE, Badesul e Banrisul) muda seu foco para se voltar também ao fomento da indústria. Segundo o governador, a Expodireto deste ano tem um aspecto diferencial, pois dela deve surgir um novo surto de desenvolvimento no Estado. "A Expodireto simboliza a mudança de visão do futuro que é associada à economia mundial, mas não é subordinada", completou.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, que reafirmou o otimismo do setor, tendo em vista as boaas perspectivas de safra e de preços. Lembrou que mais de 70 países participam do evento deste ano, consolidando a ampliação internacional da feira.
Diversas autoridades prestigiaram a abertura da Expodireto, dentre os quais os deputados federais Giovani Cherini, PDT, Jerônimo Goergem PP, Nelso Marchezan Júnior, PSDB, os estaduais Pedro Westphalen, PP, Gilmar Sossella, PDT, Márcio Biolchi. Neri Geller, secretário de política agrícola representou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
Tempo
Contrariando o histórico dos últimos anos, o primeiro dia de feira é de tempo nublado e uma neblina de fraca intensidade. Com isso, as temperaturas estão amenas no Parque de Exposições da Cotrijal, em Não-Me-Toque, na manhã desta segunda-feira.