A espera por novidades e o otimismo em relação a realização de negócios são recorrentes às vésperas de cada edição da Expodireto Cotrijal. Neste ano não é diferente. O bom preço das commodities, a boa expectativa de safra além dos créditos previstos para serem disponibilizados pelas instituições financeiras alicerçam as melhores expectativas para a feira que se inicia nesta segunda-feira 04 de março e se estende até o dia 08 em Não-Me-Toque. Nesta edição, o tema de destaque será o papel da logística no crescimento da produção agrícola brasileira.
A falta de estradas em boas condições, a inexistência de uma rede ferroviária adequada e as deficiências no sistema portuário estão entre os problemas que motivaram o debate. No dia 08 de março haverá uma audiência pública com a Comissão de Agricultura do Senado para debater o assunto. "Só para exemplificar o tamanho do problema, em época de safra, o custo do frete sobe R$ 4,00 o saco e quem perde é o produtor", afirmou o presidente da feira Nei César Mânica na ocasião do lançamento oficial do evento.
Além da logística, outros temas que ganharão espaço para discussão são a irrigação, o seguro-agrícola, questões ambiental e florestal do Rio Grande do Sul, energia eólica e energia fotovoltaica e um fórum de jovens cooperativistas. A previsão é atingir a marca de público do ano passado, que ficou em 185 mil pessoas.
Feira terá maior número de representantes internacionais
A Expodireto Cotrijal 2013 terá o maior número de delegações, autoridades, importadores e jornalistas de outros países de todas as edições. Uma das novidades é a criação do "International Meeting Point" ou o ponto de encontro internacional na feira, localizado junto à Casa Cotrijal, em área central no parque da Expodireto. No local, serão recepcionadas as delegações e autoridades de outros países, que nas edições anteriores reuniam-se no Pavilhão Internacional.
As rodadas de negociações de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, antes centralizadas no Pavilhão Internacional, vão ocorrer diretamente nos estandes dos expositores. E as rodadas de grãos (arroz, soja, milho, trigo), carne (gado, suíno, carneiro, frango) e lácteos vão ocorrer em toda a extensão da feira. Ainda dentro das atividades previstas, o auditório do "International Meeting Point" contará com uma série de eventos, com palestrantes do exterior, bem como de reuniões com diversas entidades debatendo os acontecimentos do mundo do agronegócio na Expodireto Cotrijal 2013.
Delegações
Países como Nigéria, Gana, Panamá, Colômbia, Peru, Argentina, Espanha trarão delegações representativas para a feira. Também irão participar do evento países que buscam o que o agronegócio gaúcho e brasileiro tem a ofertar, em termos de tecnologia agrícola, grãos, carnes e lácteos, tais como África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Áustria, Bolívia, Bulgária, Canadá, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes, Equador, EUA, Irã, Iraque, Itália, Japão, Moçambique, Nicarágua, Portugal, Rússia, Senegal, Sérvia, Suíça, Uruguai e Venezuela.
Durante a semana, após as atividades comerciais na feira, as delegações internacionais participarão de eventos em diferentes municípios da região.
Edição anterior
Em 2012, a Expodireto Cotrijal contou com a participação de 71 países, 105 importadores e um volume de negócios de R$ 102,04 milhões, registrando aumento de 580,27% em relação ao ano anterior. O resultado reflete o empenho da Cotrijal e dos empresários gaúchos, que, através de Missões Internacionais durante o ano, divulgam a feira aos quatro cantos do mundo.
Programação
Confira a programação dos auditórios Central e da Produção para os dias da feira:
Dia 04 de março
Abertura
5º Fórum do Milho
Fórum Participativo
Audiência pública sobre a demarcação e terras indígenas
Dia 05 de março
24º Fórum Nacional da Soja
IV Seminário da Agroindústria Familiar
Dia 06 de março
IX Fórum Estadual do Leite
Prêmio Semente de Ouro 2013
Simpósio da Agroenergia no RS
Painel Energia Renovável Eólica e Fotovoltaica
Dia 07 de março
6° Fórum Florestal do Rio Grande do Sul
Prêmio Vencedores no Campo
Dia 08 de março
Fórum do Jovem Cooperativista
Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado Federal