No dia 22 de fevereiro, nas dependências do Centro Cultural Jose Rugeri, foi realizado o V Seminário Regional Refletindo Ofício de Mestre, promovido pelos municípios de Constantina, Engenho Velho, Liberato Salzano e Novo Xingu voltado à qualificação profissional dos professores.
O prefeito anfitrião, Leomar José Behm, em seu pronunciamento relatou que todos firmaram um compromisso com a educação, pois é através dela que temos a oportunidade de trabalhar o desenvolvimento e de formar cidadãos. É pela educação que estamos tendo a oportunidade de formar pessoas melhores, uma sociedade voltada para a sustentabilidade, um mundo ligado a fraternidade. “É hora de quebrar alguns paradigmas, de se tornar pessoas amigas, acolhedoras, comprometidas com a própria sociedade. É isso que nós esperamos e queremos, precisamos formar cidadãos responsáveis também com a própria comunidade, deixar de lado o individualismo. Educação é algo transformador, é progresso, é desenvolvimento, educação é tudo”.
O prefeito falou que hoje todos se deparam com uma grande dificuldade, que é a falta de recursos financeiros, por isso é preciso qualificar, é preciso investir, é preciso melhorar a infraestrutura existente nas escolas, é preciso dar um transporte de qualidade, e todo administrador público busca isso. Mas para chegar a um resultado é necessário o comprometimento de todos. “O envolvimento de todos se faz necessário, um belo exemplo disso tudo é esse quinto seminário de educação, o qual envolve os quatro municípios da região, todos juntos para buscar qualificação, para buscar aperfeiçoamento. O comprometimento do poder público é oferecer estrutura necessária, tecnologia para as escolas e professores qualificados”.
O palestrante da manhã, Giézi Scheneider, consultor empresarial, proferiu a palestra “Motivação para Vencer”, surpreendendo a todos com a abordagem do relevante tema da motivação humana, citando muitas situações práticas que nos ajudam a pensar em como enfrentar as dificuldades do dia a dia com empenho, garra, equilíbrio, força de vontade, encantando todos os participantes do evento. À tarde, palestrou Rafael Rosseto, abordando os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro e os rumos da educação no século XXI, destacando a importância do papel do educador frente a esse novo contexto.