O Fórum Nacional da Soja, em sua edição de 2013, privilegiou três temas se suma importância e atualidade: as perspectivas, desafios e oportunidades da soja transgênica Intacta; as tendências para a economia brasileira e mundial; e as perspectivas da produção, dos mercados e dos preços da soja.
O primeiro tema foi abordado pelo coordenador técnico da CCGL-TEC, pesquisador José Ruedell. Segundo Ruedell, o homem avançou em meio à polêmica científica. E a ciência, nesse contexto, foi alavanca para o homem chegar ao seu atual estágio de desenvolvimento. Na agricultura, a ciência foi e está sendo decisiva para que a produção de alimentos acompanhe o aumento da população, possibilitando mesmo derrubar, até hoje, os receios de Malthus.
A segunda palestra foi proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, senhor Marcelo Portugal. O mesmo destacou que a economia mundial não irá mudar em relação a 2012, acusando um fraco crescimento. A União Europeia continuará em recessão, a China ainda com um crescimento baixo para seus padrões históricos, e os EUA com um avanço tímido de 2% no máximo.
Enfim, a terceira palestra esteve a cargo do sócio-diretor da Agroconsult, senhor André Pessoa. Segundo ele, o mercado mundial da soja continua em desequilíbrio, com estoques baixos diante de uma demanda alta. Nesse contexto, o patamar de preços se mantém elevado. Auxilia nessa tendência o fato de que a demanda mundial deve continuar crescendo em favor de produtos industrializados.