Agroindústria, juventude e sucessão familiar em discussão

Evento aconteceu nesta terça-feira na Expodireto Cotrijal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Não precisamos inventar aquilo que já existe”. A frase do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, foi dita durante o IV Seminário da Agroindústria Familiar, da Expodireto Cotrijal. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira e teve como objetivo motivar e despertar o interesse dos jovens presentes no evento. O tema da iniciativa foi "Agroindústria, juventude e sucessão familiar". Segundo Pavan,  é necessário sim produzir e se ter valor agregado ao produto  porém, preservar e resgatar a identidade cultural de uma região é tão importante quanto ver o lado econômico.

Na oportunidade, a família Bini apresentou o seu case com a sua agroindústria de embutidos de São José do Centro, distrito de Não-Me-Toque. Em 1996, ao se casar, o agricultor familiar e proprietário da agroindústria, Vanderlei Paulo Bini, assumiu os negócios da família junto com seu sogro. Depois de muitas dificuldades, veio a ideia de diversificar a produção da pequena propriedade de 25 hectares.

Auditório lotou para os debates
Após a explanação dos convidados, houve também um tempo para perguntas e opiniões do público, que foi bem participativo e colocou suas inquietações e as suas dúvidas para serem debatidas. Antes de encerrar, o gerente regional da Emater de Ijuí, Geraldo Kasper, e o adjunto regional da Emater de Passo Fundo, Jorge Buffon, fizeram a entrega de uma cesta com produtos da agricultura familiar para os palestrantes do evento.

 

 

Gostou? Compartilhe