Batata é atração da Cozinha da Emater

A batata é a base para os pratos da Cozinha Didática da Emater/RS-Ascar na 14ª Expodireto Cotrijal.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nos cinco dias de feira, serão apresentadas as receitas de esfirra de batata, pão-de-ló, bolo salgado, bolas de purê e pão de batata pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar. 

O tema da Cozinha Didática deste ano foi decidido, em conjunto, com outras entidades, como a Embrapa, que está divulgando variedades de batata resistentes à seca. As receitas demonstradas na Cozinha Didática foram cuidadosamente planejadas. “Até chegarmos a um resultado final, tivemos que realizar diversos experimentos, o que levou algum tempo”, explica a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Victor Graeff, Ana Maria Knoff. Segundo Ana, o primeiro passo foi eliminar as frituras, elaborar pratos práticos e demonstrar as diversas formas de aproveitamento do tubérculo. “Na parcela da horticultura, por exemplo, o tema é tratado como uma forma de subsistência ao produtor e, aqui, explicamos como a batata pode ser utilizada no dia a dia”, finaliza. 

Para dar conta do preparo diário das receitas, cinco extensionistas da Emater/RS-Ascar se dividem nas tarefas da cozinha. Até o momento, foram utilizados mais de 150 kg de batata, que se transformaram pães e bolos. 

Para participar das oficinas, que ocorrem, diariamente, às 10h, às 13h30 e às 15h, é preciso fazer a inscrição no local.

Gostou? Compartilhe