Aproximar o homem e a natureza é um dos objetivos do Recanto Temático da Expodireto Cotrijal. O tema deste ano é Re(Encontro): ser humano e natureza. Sons, cheiro, maquetes, animais, plantas, água compõem o cenário da trilha do recanto. O personagem mais esperado deste espaço é o ser humano. A ideia é despertar em cada visitante a necessidade de buscar um equilíbrio com o meio ambiente.
O ser humano precisa da natureza para viver e a natureza está pronta para ajudar. Para o homem desfrutar destes bens naturais ele precisa preservar o meio em que vive. Tudo isto está representado em 11 pontos da trilha do recanto que abordam a diversidade natural, a polinização, o controle natural, a proteção das águas, a relação espécies nativas e exóticas, a extinção, o impacto da cidade, a agroecologia, a parede viva, o turismo rural e ecológico e a diversidade cultural.
A proposta do espaço foi desenvolvida pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) de Passo Fundo, através da bióloga Flávia Biondo e da engenheira agrônoma, Valéria Oliveira, com o apoio da Emater RS/Ascar e Cotrijal. Foram dois meses para montar o projeto e executá-lo. Cerca de 10 integrantes do Gesp ajudaram na construção do espaço. Segundo a bióloga Flávia, o espaço mostra a importância da preservação da natureza e como o homem pode usufruir dela sem agredi-la. “Há culturalmente uma ideia de que a natureza tem que servir o ser humano, no entanto, existem pontos de interdependência. Se não cuidarmos da natureza, ela não vai responder. Temos um elo com a natureza”, salientou a bióloga.
O espaço mostra as interações de interdependência entre a cultura e a natureza no meio ambiente. Conforme a bióloga, o equilíbrio proporcionará uma melhor qualidade de vida. “Não podemos competir com a natureza, somos parte dela. Até a evolução tecnológica dependem da natureza”, explicou Flávia.
Todo o cenário foi composto pensando na sustentabilidade. Foram utilizados principalmente materiais recicláveis como paletes, tecidos e equipamentos agrícolas que viraram sucatas. Os detalhes e a beleza do espaço chamaram a atenção dos visitantes. “Adoro a natureza. Já percebi este espaço no asfalto que dá acesso a Expodireto. Me chamou a atenção”, disse a vice-prefeita de Ajuricaba, Velanir Bagolin.
Felipe Müller, de 7 anos, do município de Chapada, adora brincar e desfrutar das belezas da natureza. “O que eu mais gostei aqui foi da cachoeira”, disse o menino.
A mãe de Felipe, Marcela Müller, salientou a importância destes espaços para as crianças. “o Felipe adora animais e ajuda a cuidar. É importante que eles aprendam desde cedo a preservar o meio ambiente. Este espaço ajuda a conscientizar”, declarou a mãe do menino.
O Recanto Temático também conta com uma exposição em painéis sobre a Cotrijal e o Cooperativismo, a Emater e o Extencionismo e o GESP e os Movimentos Sociais. O espaço teve a colaboração do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da UPF e das empresas NúcleoCom e Vale Natural Garden Center.
Ser humano e natureza: Um depende do outro
· 2 min de leitura