A pimenta é um tempero muito apreciado, porém a ardência característica nem sempre agrada a todos os paladares. Na Expodireto Cotrijal, os visitantes podem conferir uma variedade de pimenta que tem todas as características do condimento, sem a ardência. No espaço organizado em parceria pela Emater e Embrapa, no espaço da Agricultura Familiar, podem ser conferidas ainda espécies de abóboras ornamentais e batatas-doces livre de viroses.
A pimenta BRS Moema foi desenvolvida pela Embrapa Hortaliças e pertence ao grupo conhecido popularmente como pimenta biquinho. De acordo com Sérgio Bender da área de transferência de tecnologia da Embrapa por não ter ardência, a pimenta não pode ser produzida próximo a variedades comuns devido a possibilidade de cruzamento entre as plantas.
A cultivar apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos sem ardume. As plantas têm hábito de crescimento intermediário, com cerca de 60 cm de altura e um metro de diâmetro. Apresenta resistência ao nematóide das galhas (Meloidogyne javanica) e a uma espécie de potyvírus, que é considerado um dos principais patógenos que afetam a cultura no país. Se destaca também pelo número elevado de frutos por planta e possui potencial tanto para o mercado de frutos frescos como para o processamento de conservas para aperitivos e geleias, uma vez que seus frutos são aromáticos e crocantes. A BRS Moema pode, também, ser utilizada como pimenta ornamental. Ela é exigente em calor e sensível a baixas temperaturas. Deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura.
Abóbora ornamental
Outro produto diferenciado apresentado na feira são as abóboras ornamentais. A BRS Linda é uma delas. Os frutos tem tamanho entre seis e oito centímetros de comprimento e a coloração da casca varia entre verde, amarelo e creme, podendo ter cor uniforme ou serem bicolores. As características dos frutos podem ser mantidas por vários meses depois de colhidos. Além de poderem ser utilizadas em jardins como plantas ornamentais, os frutos colhidos podem ser utilizados na decoração de ambientes, cestas ou outros tipos de arranjo. Outra abóbora ornamental apresentada tem o formato parecido com o de uma estrela.
No espaço podem ser conferidas ainda três variedades de batata-doce livres de viroses e o único híbrido brasileiro de abóbora do tipo tetsukabuto, a jabras, desenvolvida pela Embrapa Hortaliças.