Durante a reunião do Fórum de Combate ao Consumo de Bebidas Alcoólicas a Crianças e Adolescentes, ocorrida nesta quarta-feira, 13, a Promotora de Justiça de Guaporé Letícia Elsner Pacheco de Sá apresentou um projeto-piloto que está sendo desenvolvido junto aos estudantes da 7ª série da rede pública de ensino. Trata-se da apresentação de um filme curta-metragem, de aproximadamente 20 minutos, desenvolvido pelo Cine Serra – Núcleo de Cinema, chamado “Sua Vida, Nossa Vida”. Depois da exibição do vídeo, com abordagem voltada para o público, são tratados os temas relativos à prevenção do uso de drogas.
O roteiro mostra a história de um jovem usuário de maconha que vê sua namorada ser assassinada com o revólver comprado com o dinheiro que ele próprio havia pago ao traficante. O filme, com direção de Ricardo Fagundes, foi gravado com os alunos participantes do núcleo de teatro da Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, e tem objetivo pedagógico. Como o projeto prevê continuidade, o próximo curta-metragem abordará o consumo de álcool pelos jovens.
“Há uma carência de produção audiovisual nas escolas e, por isso, houve essa iniciativa do produtor; a temática sai do individual e vai para a responsabilidade coletiva do usuário de drogas”, analisou Letícia Pacheco de Sá.
A Coordenadora do Fórum, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, propôs que o vídeo seja disponibilizado para as demais Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Estado, depois de realizado um roteiro de debates a ser trabalhado com os adolescentes, com a contribuição dos demais participantes do Fórum. O representante do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe) também manifestou interesse em distribuir às escolas o material.
“É uma abordagem muito importante de ser feita, porque 80% dos jovens que estão hoje em estabelecimentos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) cometeram atos infracionais em função do uso de drogas e de álcool”, enfatizou o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Júlio Almeida.
INTERIORIZAÇÃO DO FÓRUM
A reunião, que ocorreu no auditório Marcelo Küffner, na sede do MP, definiu a realização de encontros do Fórum do Álcool nas dez cidades sedes dos Juizados Regionais da Infância e Juventude, iniciando por Santa Maria. As datas ainda não foram definidas. Participaram do encontro, também, os Promotores de Justiça de Justiça de Faxinal do Soturno, Cláudio Estivallet; de Canoas, Rodrigo Augusto de Azambuja Mattos; da Promotoria Regional de Educação de Porto Alegre, Danielle Bolzan Teixeira; de Cachoeirinha, Caroline Vaz.
FORMATURAS DE ESCOLAS
Júlio Almeida abriu a reunião agradecendo a todos os integrantes do Fórum pela atuação nas festas de formatura do Ensino Médio. “Nenhum dos pais cujos filhos foram flagrados consumindo álcool criticaram a fiscalização, tanto pelo contrário; eles puderam ver uma realidade que acontecia debaixo dos olhos de todos e que continuava escondida”, disse o Promotor. Foi aprovada a iniciativa de homenagear os fiscais de órgãos da Prefeitura e da Brigada Militar que auxiliaram nas ações.
Por sua vez, Maria Regina Fay de Azambuja frisou a importância da união de instituições. “O trabalho só existe porque várias pessoas conseguem vislumbrar no tema a necessidade de uma ação interinstitucional”, reiterou. O planejamento de ações semelhantes para 2013 serão planejadas a partir da próxima reunião, que ocorrerá em 11 de abril.
Participaram do encontro representantes dos Colégios Rosário, Israelita, Henrique Farjot, Monteiro Lobato, Farroupilha. Estiveram presentes, também, integrantes da Secretaria de Direitos Humanos, da Brigada Militar, Conselho Tutelar, Polícia Civil, do Instituto Ficar, do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas, Fundação Thiago Gonzaga, Sinepe, produtora Guadalajara/Universo, bem como do Domus – Centro de Terapia de Casal e Família.