Tapejara busca recursos na capital gaúcha

Comitiva esteve em Porto Alegre no início da semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito de Tapejara e presidente da Amunor, Seger Luiz Menegaz, esteve em Porto Alegre buscando apoio para o município e para os demais integrantes da associação e os representando em diversas reuniões. Em uma delas, ele esteve junto a uma comitiva de outros prefeitos na Secretaria Estadual da Segurança Pública solicitando mais efetivo para a Brigada Militar, para a Polícia Civil e o apoio da Secretaria para a aquisição de Câmeras de Monitoramento a serem instaladas no município de Tapejara.

A mesma comitiva de prefeitos também esteve na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e foi recebida pelo titular da pasta, Ivar Pavan. Eles apresentaram as demandas dos municípios e conheceram diversos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria. Eles destacaram que a base econômica da região é, principalmente, no setor primário e, por isso, a solicitação de todos diz respeito a investimentos nesta área. Para Tapejara, Menegaz buscou a agilização da disponibilização de recursos para a construção de mais açudes, através do programa da secretaria e parceria no programa municipal Mais Leite. Ele acenou com a possibilidade de recursos para a aquisição de equipamentos ligados a produção leiteira.

O prefeito também estava entre as cerca de 200 pessoas que lotaram o auditório da Famurs para receber a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e o governador Tarso Genro. Durante a visita a ministra ouviu cobranças com relação aos pequenos municípios que estão ficando fora dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de municípios abaixo de 25 mil habitantes.

“Hoje no Estado são 419 municípios nesta faixa, os quais estão ficando fora. Por isso, sugerimos de se criar uma comissão da Famurs para ir à Brasília negociar junto ao Ministério de Planejamento a simplificação dos projetos do PAC para que os pequenos municípios tenham acesso”, declarou. Durante o encontro, o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, e a ministra assinaram um termo de cooperação entre o Ministério do Planejamento, o governo do Estado e a Famurs para auxiliar as prefeituras na elaboração dos planos plurianuais e o assessoramento técnico para auxiliar os municípios a captar receitas através de projetos federais.

Gostou? Compartilhe