No intuito de fortalecer o setor e divulgar a importância do consumo de peixe, os feirantes de Sarandi e a Emater/RS-Ascar realizarão a Feira do Peixe no município, a partir desta sexta-feira (22). Os produtos estarão disponíveis para comercialização nas dependências da feira da agricultura familiar, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Sarandi é caracterizado pela diversificação e pela produção de alimentos para a subsistência, e a piscicultura é umas das atividades produtivas mais antigas e difundidas. Cerca de 70% das propriedades dispõem de açudes para a produção de peixes.
A piscicultura é hoje uma das atividades de maior geração de renda por unidade de área. Com o policultivo de carpas, das espécies capim, cabeça grande, prateada e húngara é possível produzir cerca de cinco toneladas por hectare no ano, ao passo que com o cultivo de tilápias são produzidas 15 toneladas.
Todavia, esses níveis elevados são alcançados através de cultivos altamente técnicos, com boas práticas de manejo nutricional, adubação de açudes, controle de temperatura, além de alevinos de boa qualidade. Levando em conta todos esses cuidados e com uso adequado de insumos, a produção pode apresentar níveis de lucratividade de 25 a 40% do valor bruto gerado.
O atendimento da Feira do Peixe tem início nesta sexta-feira (22), das 15h às 18h. No sábado, os produtos estarão disponíveis das 7h às 11h30. De segunda à quinta-feira da próxima semana o atendimento acontece das 15h às 18h.
Governo do Estado