A 13ª Exposol, feira que será realizada de 1º a 5 de maio, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade, foi lançada oficialmente. Durante a solenidade, foram expostas as principais atrações, atividades e expectativas da maior feira de pedras preciosas da América Latina. O prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, frisou que todos os envolvidos na feira têm a responsabilidade de dar continuidade ao sucesso do evento, que já é conhecido em nível nacional. "É um dos eventos mais belos da América Latina. A Exposol traz desenvolvimento econômico e social, fazendo com que o nosso município fique conhecido em todo o país", afirma.
De acordo com o coordenador da Exposol, Olavo Valendorff, a feira contará com a presença de 14 entidades do município. "Gostaria de valorizar todas as pessoas e entidades que se esforçaram e trabalharam desde a primeira edição para que esta feira seja o sucesso que é atualmente", disse. A Emater/RS-Ascar participa da feira desde a primeira edição. De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Soledade, Ademir Corbelini, neste ano um dos destaques da Exposol será o espaço reservado à agricultura familiar, no pavilhão 5 do evento, promovido e coordenado pela Instituição, que vai conter cerca de 30 expositores da agroindústria familiar. Os produtores irão expor produtos alimentícios, artesanato e flores.
Além disso, os produtores rurais que visitarem a feira terão a oportunidade de conhecer o estande da Emater/RS-Ascar que, em 2013, tratará da bovinocultura de leiate, com foco nas técnicas de manejo e produção do Programa Leite Gaúcho, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar. A apicultura também será exposta no estande, principalmente com oficinas e degustação de produtos à base de mel. A Emater/RS-Ascar esteve representada na solenidade de lançamento da Exposol pelo gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Clari Pierezan Pereira.