Cerca de 400 produtores de soja participaram da 10ª edição da abertura da colheita da soja, que ocorreu em Soledade, no final do mês de março. O evento foi promovido na propriedade de Inilso Parizotto, na comunidade de Rincão do Bugre. Também estiveram presentes autoridades do município com o prefeito, Paulo Cattaneo, o vice-prefeito, Roberto Coletti, além de secretários da administração municipal, representantes do Legislativo, presidentes de cooperativas e sindicatos rurais. De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Soledade, Ademir Corbellini, a expectativa é que de sejam colhidas uma média de 50 sacas de soja por hectare, o que representa um aumento de quase 50% em relação à safra anterior.
Corbellini revela que os bons resultados na colheita se devem a diversos fatores como a disponibilidade de crédito ao produtor, clima e também a assistência técnica. “O agricultor tem se preocupado mais com o manejo correto do solo e a fertilidade. Principalmente nos últimos cinco anos aumentou cerca de 50% no município a utilização de adubação para correção e manutenção do solo.”
Atualmente a área plantada com soja em Soledade é de 27 mil hectares, número que deve aumentar nos próximos anos. “A tendência é aumentar a área cultivada com a oleaginosa em detrimento à pecuária de corte, que é outra atividade importante no município. Acredito que devemos passar para 40 mil hectares de área cultivada nos próximos cinco anos”, revela Corbellini. Além dos dados de safra, foram repassados aos produtores informações sobre o correto manejo do sol e os cuidados na manutenção e regulagem das máquinas agrícolas para evitar perdas na lavoura. O evento foi finalizado com um almoço de confraternização no salão comunitário do local.