O Fundo de Solidariedade – FDS, da Arquidiocese de Passo Fundo, realizou na última sexta-feira (26), em Guaporé, a entrega dos recursos de um dos Gestos Concretos de 2013. Neste ano, o Gesto beneficiará, além do Lar da Criança, o Projeto TransformAção em Arte de Passo Fundo.
Tradicionalmente, o Gesto Concreto apóia projetos relacionados diretamente com o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano é “Fraternidade e Juventude”. Neste sentido, o Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, desenvolvido em Guaporé, foi contemplado com o apoio do Fundo. O Lar, fundado em 1968, atende cerca de 80 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, em turno inverso ao escolar. Visa amparar, instruir e promover o crescimento integral de meninas em situação de vulnerabilidade social, dando condições para se integrarem na família e na comunidade.
Segundo a Diretora Executiva do Lar, Lucila Bresolin, o Gesto irá ajudar na compra de jogos pedagógicos e de materiais de educação física para as crianças: “as meninas estão em fase de desenvolvimento e precisam realizar atividades físicas, por isso vamos destinar o auxílio recebido para a compra dos materiais necessários e também de jogos educativos para as crianças menores.”.
Além do esporte, o Lar oferece para as alunas outras atividades de recreação e desenvolve oficinas de artesanato, dança, música, informática e jardinagem, auxiliando ainda na formação profissional das participantes. A entrega dos recursos foi acompanhada por Luiz Costella, integrante do Conselho do FDS e pelo Padre Ladir Casagrande, coordenador arquidiocesano de Pastoral. O Fundo apoia em média 15 projetos anuais e nas próximas semanas estará entregando outros projetos já aprovados na primeira reunião deste ano.