Prefeitos da região Norte do Estado participaram na manhã de ontem, do lançamento da programação comemorativa aos 45 anos da Universidade de Passo Fundo. No encontro, chefes do executivo apresentaram sugestões e demandas de suas administrações com a intenção de estabelecer novas parcerias com a entidade.
Para comemorar as quatro décadas de história, a UPF terá atividades referentes à data durante todo o ano de 2013. A próxima está marcada para o dia 7 de maio, quando acontece o lançamento do livro “Eu e a UPF – Memórias”, organizado pelo jornalista Ivaldino Tasca e colaboradores. Destaque também para a homenagem que será prestada no Grande Expediente especial da Assembleia Legislativa do RS, no dia 21 de maio, e na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, marcada para 4 de junho. Na esfera cultural, acontece em agosto, a 15ª Jornada Nacional de Literatura.
Realizado no Centro de Eventos da UPF, o encontro iniciou com a apresentação da Big Band da Universidade, seguido de um vídeo institucional trazendo informações sobre a estrutura e serviços oferecidos pela instituição. Logo após, os prefeitos tiveram a oportunidade de apresentar demandas de suas regiões e municípios.
“Sem dúvida é um momento importante ouvirmos as demandas dos prefeitos, suas dificuldades, anseios e desejos, para buscarmos uma maneira de como a UPF poderá interagir com cada município, auxiliando nas administrações, seja através da formação de pessoal ou na confecção de projetos” explicou o reitor José Carlos Carles de Souza. Como exemplo desta aproximação da instituição e municípios, citou o envolvimento com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), as demandas nos arranjos produtivos locais, e através do parque científico e tecnológico.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, definiu como “inteligente” a atitude da administração que souber aproveitar o acúmulo de conhecimento que UPF pode fornecer aos municípios, através de parcerias para construção das políticas públicas. “Nós temos procurado fazer isso. Aproveitando o que a UPF tem de melhor. Estamos utilizando a grande referência cultural e intelectual da universidade para dividir aquilo que é produzido aqui com toda a comunidade” afirmou. Como exemplo dessa aproximação, mencionou o projeto do uniforme escolar, desenvolvido em parceria com a UPF, e lançado na segunda-feira. “A Universidade é o celeiro da intelectualidade, a cidade tem que se apropriar disso” disse.