Na noite desta quarta-feira, 1º ocorreu a abertura da 13ª Exposol - Feira Internacional de Pedras Preciosas. O evento vai até este domingo (05/05), no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade. O ato reuniu autoridades do município e do Estado, que demonstraram otimismo em relação à Feira que deve receber cerca de 60 mil visitantes.
O coordenador da Exposol, Olavo Sebastião Lautert Valendorf, destacou a importância do trabalho da Associação Pró-desenvolvimento do Município de Soledade (Aprosol), entidade organizadora da feira, que conta com a participação de 14 entidades da cidade. “Todos que participam da Aprosol são comprometidos com o evento. São pessoas que trabalham por vocação, sem interesses pessoais, apenas pelo bem de Soledade e o desenvolvimento da região”, comentou.
O secretário adjunto de Saúde do Estado, Elemar Sand, frisou a beleza do Parque de Eventos Rui Ortiz. “É um dos locais mais bonitos que visitei com paisagismo e inclusive um espelho d’água”, disse. Ele também comentou a necessidade de mobilização e união das entidades em prol da saúde.
O presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, falou sobre o empenho dos deputados, em conjunto com a comunidade, para o sucesso do evento. “A Feira mostra a pujança da comunidade e também o caminho que se deve buscar para encontrar o sucesso”, disse.
O deputado federal Giovani Cherini discursou sobre os investimentos na feira e também em Soledade. Ele anunciou diversas emendas parlamentares para o município nas áreas de saúde, assistência social e infraestrutura.
O prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, ressaltou o bom momento que vive o município e o envolvimento da comunidade nas ações. “O povo de Soledade é quem realiza a Feira”, disse. Ele também falou sobre as pedras preciosas. “Nossas riquezas contam com a presença indispensável da natureza, que produz a matéria prima do trabalho, mas também com a criatividade do ser humano”. O prefeito também parabenizou todos os trabalhadores presentes pelo Dia do Trabalho.
Sustentabilidade
O estande Institucional da Emater/RS-Ascar, localizado no Pavilhão 5 da Exposol, apresenta temas ligados à sustentabilidade, produção de mudas e inclusão social e produtiva. O sistema de produção de mudas de batata-doce, sua utilização e comercialização, é o destaque do espaço que apresenta três espécies de batata-doce. A Instituição também oferece degustação de doces feitos à base do tubérculo.