Produtor de Erechim é contemplado em projeto

Agricultor é o primeiro beneficiado do Projeto de Incentivo à Implantação de Sistemas Irrigados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Adelar Luiz Strapasson tem uma propriedade rural de 1,4 ha na Linha Jaguaretê, em Erechim. Nela são cultivadas pastagens para gado de leite há mais de 50 anos. Em torno de um mês, Strapasson vai contar com um sistema de aspersão totalmente gratuito fornecido pelo Estado. 

O agricultor é o primeiro beneficiado do Projeto de Incentivo à Implantação de Sistemas Irrigados (Proisi) da Secretaria de Obras, Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP). O empreendimento, escolhido para implantar o equipamento - Luiz Roberto Muntini e Cia Ltda. -, foi selecionado por pregão na  semana passada. O valor do investimento é de quase R$ 9 mil. 

O Proisi tem a finalidade de estimular os produtores gaúchos a adotar novas ferramentas de irrigação. Conforme a iniciativa, 10 proprietários em diferentes locais do Estado serão atendidos com sistemas de aspersão ou gotejamento. 

Strapasson conta que não chove na região há mais de 20 dias e que todo o ano é prejudicado pela estiagem. "Sem pastagens com boa qualidade perdemos quantidade de leite. No ano passado a produção caiu mais de 35%", lembrou. O agricultor destaca que o sistema vai melhorar muito o desempenho da propriedade rural. A família de Strapasson também cria frangos e planta verduras. "A situação é tão difícil que não dá pra depender só de uma cultura agrícola". 

O engenheiro agrônomo da Emater de Erechim e responsável pelo projeto técnico da unidade demonstrativa, Cesar da Ros,a explica que o local foi selecionado segundo os critérios estabelecidos no Proisi, como ter açude com água construído pela SOP, ter pelo menos um hectare de área, e disponibilizar o terreno para estudos e laboratório. "A nossa expectativa é de que haja um aumento da matéria verde", disse Rosa. 

Luiz Roberto Muntini, enfatiza que, pela empresa estar localizada no município, o produtor se sente seguro e com garantia da execução dos trabalhos. "Os serviços devem acontecer no prazo de 30 a 45 dias. Mas não vamos apenas implantar os equipamentos, vamos também prestar assessoria a cada semestre". 

As demais cidades contempladas no Proisi são: Bagé, Capão Bonito do Sul, Crissiumal, Doutor Maurício Cardoso, Frederico Westphalen, Herval, Passo do Sobrado, Restinga Seca e Santa Maria do Herval. O titular da SOP, Luiz Carlos Busato, frisa que a ideia é ampliar o projeto para mais cidades. "Temos um recurso disponível de R$ 300 mil para atender os 10 municípios, mas como estamos recebendo o apoio e a parceria de associadas da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), já podemos pensar nesta nova situação", enfatiza

Gostou? Compartilhe