Hemopasso faz cadastro de doadores de medula em Aratiba

A equipe do Hemopasso esteve nesta semana em Aratiba, município que fica a 120 km de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha para a divulgação de informações e para a realização do cadastro de doadores de medula óssea foi realizada no centro da cidade, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Aratiba, e com o CAOL – Centro de Apoio Oncológico.

Há mais de cinco anos, o Hemopasso não realizava esse tipo de trabalho no município de Aratiba, que tem cerca de 6.500 habitantes. “Já está no nosso nome, o Hemocentro Regional de Passo Fundo é da região. A nossa responsabilidade abrange uma população superior a 1 milhão e 100 mil pessoas. Portanto, é de extrema importância aproximar o trabalho dos demais municípios, tanto para cumprir com a nossa missão diante da saúde pública, quanto para agregar a esses municípios a necessidade de se mobilizarem para salvar vidas, uma causa maior e que é dever de todos”, afirmou o diretor geral do Hemopasso, Jaderson Pires.

Durante o trabalho, foram realizados 80 cadastros para a possível doação de medula óssea. “O procedimento é bastante simples, é feito um registro dos dados pessoais e em seguida são coletados 5 ml's de sangue para a analise de compatibilidade. Depois essas informações ficam disponíveis em um cadastro nacional, o Redome. Caso alguém que necessite da doação de medula tenha compatibilidade com um dos cadastrados no Redome, a pessoa que está cadastrada como doador será convidada a realizar de fato a doação de medula óssea”, explica a coordenadora de captação de doadores, Alexandra Mazzoca.

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, no Brasil a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Os dados registrados no cadastro são de fundamental importância para que a doação seja efetivada, por isso é necessário que quem já está cadastrado mantenha seus dados atualizados. A atualização dos dados pode ser feita no hemocentro ou pelo site do INCA: www.inca.gov.br/doador

Para fazer o cadastro de medula óssea, basta ter entre 18 e 54 anos e estar bem de saúde. O Hemocentro Regional de Passo Fundo fica na Av. Sete de Setembro em frente ao Parque da Gare, o atendimento para a coleta funciona das 7h às 18h sem fechar ao meio dia. Para mais informações o telefone é o 54 3311 5555.

 

Gostou? Compartilhe