O município de Soledade aderiu aos programas RS Sem Limite e Viver Sem Limite, durante o Seminário para Gestores Públicos Municipais, realizado na última segunda-feira (20). O Prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, esteve representado no Encontro pelo Chefe de Gabinete do Executivo, Alisson Ferronato dos Santos. O evento foi organizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR) e a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
No total, 45 cidades aderiram ao programa federal. A adesão irá capacitar esses municípios a se inscreverem em projetos de acessibilidade e inclusão social, além de receberem recursos para a implementação dessas ações. Outros 51 municípios já haviam aderido ao RS Sem Limites.
O plano prevê ações em quatro eixos: educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. Na área da educação, estão previstos veículos adaptados para transporte escolar, salas de recursos multifuncionais, produção de livros digitais acessíveis e equipamentos para alunos com deficiência. Os municípios também devem receber recursos para ampliar e qualificar a área da saúde, principalmente a parte de reabilitação.
No eixo inclusão social, há ainda incentivos para Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e profissionais para fazer acompanhamento nas casas das pessoas com deficiência, orientar e verificar como elas estão sendo atendidas, além da criação de centros-dia de referência para atendimento a maiores de 18 anos em estado de vulnerabilidade social. Para a acessibilidade, as prefeituras podem se inscrever nos programas do Ministério das Cidades.
O vice-governador, Beto Grill, que representou o governador Tarso Genro no seminário, reafirmou o compromisso do Estado e falou da importância dos agentes públicos reconhecerem e trabalharem pelas pessoas com deficiência. "Esses planos são fundamentais para tornarem o Brasil um país mais justo. Este país ficará na história por ter implantado políticas sociais que melhorem a vida das pessoas e a grande contribuição desse governo é trabalhar pelas pessoas com deficiência", ressaltou Grill.