Demarcações de terras é pauta de reunião da Amunor

Prefeitos decidiram enviar uma moção aos órgãos competentes solicitando a suspensão do processo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As demarcações de terras na região Norte e Nordeste foi um dos assuntos debatidos pelos prefeitos dos 18 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Nordeste Rio-Grandense (AMUNOR) durante a reunião mensal da associação realizada na última sexta-feira, dia 24, em Machadinho, na Câmara Municipal de Vereadores. O deputado federal Jerônimo Goërgen participou da reunião e conversou com os prefeitos sobre as realidades dos municípios, que estão preocupados com a possiblidade de serem afetados com estas demarcações.

Durante a reunião os prefeitos comentaram sobre o fechamento de um trecho da BR 285, entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha por agricultores de Marau, Gentil, Mato Castelhano, Água Santa e Ciríaco que levaram tratores e colheitadeiras para a pista, abrindo caminho aos carros a cada meia hora. Todos eles são vítimas dos processos de demarcações de terra que acontecem desde 2009 no Norte do Estado. Muitos já tiveram as análises realizadas pela Funai aprovadas. Outros sabem que a região onde vivem passará pela análise da fundação. Todos temem perder suas terras e o sustento de sua família.

Durante a reunião foi comentado que o problema é que quando a terra sofre desapropriação, o valor dela é pago ao seu proprietário, porém, com as demarcações, os proprietários são expulsos da sua terra, não recebendo nada por elas. Então, a preocupação é que se isso realmente acontecer os municípios perderão área produtiva, inviabilizando assim a sua economia. Na região da Amunor, há municípios que podem ser afetados com esta situação, por isso, os prefeitos decidiram enviar uma moção aos órgãos competentes solicitando a suspensão do processo no Estado quanto a posse de terras indígenas até que o debate seja realizado de forma que todos entendam o processo.

Outros assuntos
Ainda estiveram em debate informações sobre o Corede Nordeste com Ilton Nunes e teve um espaço para que cada prefeito se manifestasse. A maioria deles falou sobre a dificuldade em que os municípios estão enfrentando frente a interferência judicial nos assuntos administrativos do município. Esta foi a primeira reunião em que todos os 18 municípios participaram dos debates.

Gostou? Compartilhe