Governo repassa máquinas ao Alto Uruguai e veículos para a Emater

Máquinas farão parte das dez patrulhas agrícolas disponibilizadas no Estado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com objetivo de fortalecer a agricultura familiar, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), repassou para a região Alto Uruguai duas máquinas que vão atender as demandas do Programa de Fortalecimento da Infraestrutra Rural. A solenidade de entrega, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, nesta terça-feira (18), teve a presença do secretário Ivar Pavan, do presidente da Emater/RS, Lino De David, do prefeito e da vice-prefeita de Erechim, Paulo Polis e Ana de Oliveira, além de autoridades regionais. 

No mesmo ato, foram repassados 15 veículos novos para o trabalho de Extensão Rural da Emater/RS-Ascar na região administrativa do Escritório Regional Erechim, com abrangência dos 32 municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai. Também foram assinados convênios com as prefeituras de Campinas do Sul e Cruzaltense, com assinatura do Termo de Adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

De acordo com o secretário Ivar Pavan, as máquinas entregues na região farão parte das dez patrulhas agrícolas (retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas) disponibilizadas no Estado e organizadas pela SDR. Elas serão usadas na construção de açudes para piscicultura e irrigação. Os convênios entre as prefeituras prevêem que o Governo do Estado disponibilizará as máquinas e a Emater/RS-Ascar vai elaborar os projetos. 

O secretário destacou que o Governo do Estado vem investindo em programas direcionados à agricultura familiar, com projetos de desenvolvimento rural e de assistência técnica social no meio rural. "Os agricultores beneficiados com os açudes produzirão os alimentos para os programas de compras públicas do Governo. São alternativas que viabilizam a melhoria da renda de quem vive da agricultura familiar e a inclusão de alimentos com mais qualidade na mesa dos gaúchos", afirmou Pavan. O secretário destacou ainda investimentos no programa de Regionalização do Abastecimento, que vão garantir mais máquinas agrícolas para a região. 

O presidente da Emater/RS, Lino De David, agradeceu ao Governo do Estado e à SDR os investimentos na recuperação da Instituição e na prestação de serviços de extensão rural para os diferentes públicos, como quilombolas, indígenas, pescadores e assentados. "O governo vem produzindo políticas públicas para cada um desses públicos", observou De David, ao destacar que o maior capital da Emater/RS-Ascar são seus trabalhadores. Ele também destacou a importância da Instituição no atendimento e na organização dos diversos públicos, como quilombolas e indígenas. O presidente da Emater/RS frisou que, no processo de reestruturação da Emater/RS-Ascar, o Governo permitiu a renovação de 40% da frota de veículos e pediu a mobilização dos prefeitos na defesa da filantropia da Ascar. 

Representando no ato a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, o prefeito de Barão de Cotegipe, Fernando Balbinoti, observou que as máquinas vão ajudar muito a região. "É um sonho de cada prefeito ter uma máquina dessas, mas com orçamentos pequenos não é possível", ressalvou. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, também frisou a importância do trabalho da Emater/RS-Ascar na região e no Estado. "Precisamos de uma Emater forte para qualificar o meio rural", afirmou.

Gostou? Compartilhe