Em uma mescla de literatura e música, o escritor Walmor Santos e o compositor Rodrigo Prates encantaram o público casquense durante a 22ª edição do “Autor Presente”, em Casca. O projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem o objetivo de trabalhar a literatura em sala de aula e trazer os autores para uma conversa com os alunos.
Walmor e Rodrigo estiveram em Casca na segunda e terça-feira, 1 e 2 de julho. A programação incluiu os alunos de todas as escolas de Casca, desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo o EJA e a Apae. Todas as escolas fizeram trabalhos baseados nos livros de Walmor que estavam expostos nos locais aonde foi realizado o Autor Presente.
O escritor Walmor Santos destacou em suas palestras temas atuais, como os protestos que vem acontecendo no Brasil, e os relacionou com a literatura. Também falou sobre a importância da leitura para a formação do caráter. Leu contos, poemas e também mostrou-se um bom piadista.
Já Rodrigo Prates, com seu jeito irreverente, encantou as crianças com a história cantada do “O velho dos cabelos de mola”. Rodrigo contagiou o público e fez com que todos se sentissem parte da história. O compositor faz parte do projeto “Zuando Som” que faz canções baseadas em obras literárias.
Para a Secretária de Educação e Cultura de Casca, Maria Beatriz Razera, o projeto é uma ótima forma de incentivar a leitura desde a infância até a vida adulta. “O mais gratificante foi ver os alunos contando as histórias dos livros junto com o autor e fazendo questionamentos sobre os mesmos, prova de que o projeto atinge seu objetivo que é despertar a paixão pela literatura” afirma a Secretária.