Mais de mil pessoas participaram da 3ª Caminhada de Prevenção às Drogas, realizada no sábado (13) em Erechim. O encontro começou com mateada na Praça da Bandeira, levando os participantes até a Praça Júlio de Castilho e depois para a prefeitura da cidade.
O evento contou com a participação de 55 entidades e faz parte do projeto “Orientação que bate à porta” que começou em 2009. Para Jackson Arpini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, os problemas relacionados ás drogas merecem atenção, ressaltando um dos objetivos do projeto, que é a prevenção: “é preciso chamar a atenção da sociedade para a gravidade da problemática da drogadição que atinge muitas comunidades. Para isso precisamos mobilizar as pessoas para mostrarmos que, através de ações contínuas e focadas, podemos mudar a realidade orientando, prevenindo e proporcionando proteção às famílias no que se refere ao uso de drogas”.
Um dos objetivos do evento era chamar a atenção da sociedade para os problemas da dependência química, como álcool e outras drogas.Os participantes receberam uma cartilha com orientações sobre proteção de famílias sobre a problemática das drogas, orientações e a importância da prevenção.
Sobre o projeto
Os trabalhos do projeto “Orientação que bate à porta” começaram em 2009 e, atualmente, conta com a parceria da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Além dos parceiros oficiais, os voluntários capacitados realizam trabalhos de prevenção ao uso de drogas, visitando residências da cidade. As pessoas visitadas recebem uma cartilha com orientações. Desde 2010, 23 mil exemplares distribuídos.