O deputado Aldacir Oliboni (PT), natural de Sananduva, solidariza-se com os pequenos agricultores da região que vivem momentos de grande apreensão em função do conflito agrário com indígenas intensificado desde o dia 8 de julho. Oliboni está acompanhando atentamente e manteve contato com a assessoria do Gabinete do Governador ainda nesta sexta-feira (12), para apurar a situação e reforçar a posição em defesa dos produtores rurais.
Conforme detalha o deputado, o próprio governo do RS entende que a reivindicação dos indígenas, em ampliar para quase dois mil hectares a área de reserva é inviável e traria grande transtorno e impacto negativo na região. “A demarcação de terras depende de uma legislação federal. Então, propomos que o Estado adquira outras terras para doá-las aos índios, ou, modifique-se a legislação para permitir que não só as benfeitorias, mas a terras em si sejam indenizadas aos produtores rurais”, defende Oliboni.
Para o deputado, o momento deve ser de serenidade. Apesar da disputa, o deputado confia em uma saída negociada para o impasse entre os índios e os pequenos produtores donos das 160 propriedades rurais que estariam dentro dos limites da área indicadas para demarcação para a Funai.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já