Cuidados com a dengue no inverno

Região - Tapejara

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a diminuição das chuvas e as baixas de temperatura do inverno, o mosquito Aedes aegypti apenas adormece, mas não é eliminado. Segundo o Programa Nacional de Controle da Dengue, o inverno é o período certo para combater esse mal e evitar que previsões de uma epidemia de maiores proporções surjam nos períodos de calor, daqui a poucos meses.

Durante todo o ano há meios de reprodução do mosquito. Com as baixas temperaturas o ciclo do mosquito se torna mais lento. É importante lembrar que os principais focos de proliferação são as piscinas, que deixam de ser utilizadas com o frio. Além deste foco, outros grandes vilões já são conhecidos pela população, como pratinhos de plantas, caixas d’agua, ralos abertos, entre outros, podem se tornar criadouros do mosquito.

A bióloga Amanda Negri, ressalta que combater a dengue nessa época é mais tranquilo, mas é preciso a ação de todos. “Não podemos esperar as chuvas voltarem para a preocupação com o mais famoso inseto também voltar. A dengue se combate todos os dias”.

Dicas:

- Fechar vasos sanitários;

- Vedar com telas milimétricas ralos e caixas d’agua;

- Eliminar pratinhos de plantas;

- Limpar as calhas e bebedouros de animais.

Gostou? Compartilhe