No final da tarde desta quinta-feira, o grupo de 120 indígenas, que ocupava uma propriedade rural em Cacique Doble, deixaram o local. A decisão foi tomada após uma reunião entre estado e lideranças indígenas na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo. Eles estavam acampados desde terça-feira.
De acordo com o diretor do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Valdomiro Bosa, que representou o Governo na audiência, as demandas apresentadas pelos indígenas se baseavam em três eixos: educação, saúde e agricultura.
"Na área da educação, eles alegam que é preciso transporte para que as crianças indígenas possam estudar e não ficar só nas aldeias. Agendamos audiência com a Secretaria de Educação para acelerar essa discussão", comentou Bosa.
No que diz respeito à saúde, as lideranças indígenas solicitaram a construção de um Posto de Saúde que possa atender as necessidades das aldeias. Na próxima segunda-feira (22), e na terça-feira (23), deverá ocorrer reunião, em Porto Alegre, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde do Índio (Sesai), lideranças indígenas e representantes do Governo do Estado.
Agricultura
Uma nova reunião que discutirá a possibilidade de convênio entre a Funai e o Governo gaúcho será marcada. "Discutiremos essa possibilidade de convênio, além dos valores que já foram investidos, de mais de R$ 1,7 milhão, divididos entre as aldeias", salientou Bosa. Além disso, os indígenas também solicitaram mais recursos para aquisição de adubo para uma área de 63 hectares em Cacique Doble.
Com informações do Governo do Estado e da SDR
Matérias relacionadas em O Nacional
18/07/2013 - 08:55 - Brigada mantém barreiras na região de Cacique Doble
16/07/2013 - 20:22 - Índios ocupam nova propriedade em Cacique Doble
15/07/2013 - 17:37 - Quatro ficam feridos em confronto em Sananduva