A abertura da III Conferência Municipal de Cultura contou com apoio da comunidade passo-fundense para criação de um espaço de diversidade e diálogo entre os atores sociais que produzem e consomem cultura em todas as suas esferas.
A construção do Plano Municipal de Cultura é um dos pontos mais relevantes para promover um salto na qualidade e na disseminação de manifestações culturais. Segundo o coordenador municipal de Cultura, Pedro Almeida, a participação ativa da Conferência é fundamental para que se elabore as diretrizes do futuro PMC do município.
“A Conferência iniciou com temas sobre os desafios do Sistema Nacional de Cultura, que possibilita em todo o País a inscrição junto ao Ministério de Cultura para buscar recursos. Mas também, fizemos uma grande discussão em prol da cultura refletida no município, debatendo eixos como cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento", frisou Almeida.
No seguimento de trabalhos, o vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, anunciou que no próximo dia 12 de agosto será lançado e implementado oficialmente o Fundo Municipal de Cultura. De tal forma, Passo Fundo já conta tanto com o Conselho quanto com o Fundo de Cultura, tendo a meta de finalizar o Plano para se inserir no sistema.
Ao fim da Conferência, que se estende até a noite de hoje (30), também serão eleitos os delegados que representarão Passo Fundo na Conferência Estadual de Cultura. O fortalecimento da cultura e de seus protagonistas com expressões plurais resumem a estrutura base que move a terceira edição da Conferência.
Ações para universalizar o acesso à cultura
· 1 min de leitura