A partir da próxima da semana, 2 de setembro, a Prefeitura de Casca irá trabalhar em turno único das 7:30 às 13:30. A ordem de serviço é válida para todas as secretarias e departamentos, incluindo o Centro Administrativo, os serviços de máquinas da Secretaria de Obras e Trânsito e Patrulha Agrícola e a Secretaria de Saúde e Assistência Social, com exceção da Escola Municipal, transporte escolar, transporte de pacientes, centrais telefônicas, Casa da Cultura e Viveiro Municipal que funcionarão normalmente.
A ordem segue o Decreto Municipal nº 1565 que determina a contenção de gastos para manutenção do equilíbrio entre a receita e as despesas. Segundo o Secretário da Fazenda, Alcides Luiz Brugnera, a previsão de repasses do FPM e ICMS para os próximos meses ficará abaixo dos valores previstos, afetando negativamente as contas de todos os Municípios. “Estamos adotando turno único também considerando as orientações das instituições representativas como a CNM, Famurs, Amesne e Ampla que orientam para a contenção de gastos” informa Brugnera.
Também devem ser reduzidos custos com consumo de água, luz e telefone das repartições. Além disso, será feita uma limitação nos empenhos e será adotado um valor máximo de horas extras para os motoristas, além de uma limitação rígida para a realização de viagens e cursos. No caso do atendimento na Secretaria de Saúde, pela parte da tarde, as urgências e emergências serão atendidas no Hospital Santa Lúcia. A adoção do turno único, com previsão de término para dezembro, não deverá afetar a prestação de serviços à população, apenas tem o objetivo de reduzir custos. Cabe ressaltar que poderá haver uma reavaliação dos horários do turno único, dependendo de como irão se comportar as receitas. Se necessário, também poderá ser estendida a medida para os primeiros meses de 2014.
Prefeitura de Casca adota turno único
· 1 min de leitura