Programa de Extensão Cooperativa é avaliado em Frederico Westphalen

PEC propõe um assessoramento de 18 meses às cooperativas que aderiram ao programa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Representantes das cooperativas da região de Frederico Westphalen, Passo Fundo e Soledade participaram do Seminário de Avaliação do Programa Extensão Cooperativa (PEC), na quarta-feira (28), no Pólo Tecnológico da Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen. O encontro foi programado pela Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar e reuniu em torno de 30 participantes.

O Programa de Extensão Cooperativa é um dos nove eixos do Programa Gaúcho de Cooperativismo e tem como objetivo a qualificação da gestão em cooperativas. Esse trabalho é executado pela Emater/RS-Ascar, através das Unidades de Cooperativismo (UCP), presentes em sete municípios do Estado, Frederico Westphalen, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Erechim, Pelotas, Porto Alegre e Santa Rosa. Cada UCP é composta por uma equipe multidisciplinar, formada por engenheiros agrônomos, contadores, administradores, sociólogos e assistentes administrativos.

Para o assessor do Departamento de Cooperativismo, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari De David, a avaliação do programa permite mensurar o trabalho realizado até o momento e é uma ferramenta importante para a construção de novas propostas para o cooperativismo no Estado. “Através da avaliação conseguimos fortalecer o programa e realizar as modificações necessárias para continuar os trabalhos com as cooperativas”, destacou.

Segundo o coordenador estadual do PEC, Neimar Peroni, o programa foi um avanço para o cooperativismo e uma expansão das áreas trabalhadas pela Emater/RS-Ascar e pela SDR. “O programa permitiu ampliar o trabalho de extensão. A partir do PEC foi ampliado o corpo funcional do setor de cooperativismo e, consequentemente, o trabalho realizado com as cooperativas dessa região”, ressaltou Peroni.

O coordenador da Unidade Regional de Cooperativismo de Frederico Westphalen, Flávio Vogt, comentou que o programa teve uma avaliação positiva, conseguindo cumprir com seus objetivos. “Pudemos perceber a melhora na gestão das cooperativas a partir da implantação do programa. Foram oportunizados aos associados maiores conhecimentos sobre a legislação e sobre os fundamentos do cooperativismo. Nossa avaliação encerrou de forma positiva, o que nos estimula a continuar os trabalhos com as cooperativas da região”.

O PEC propõe um assessoramento de 18 meses às cooperativas que aderiram ao programa. Até o momento a UCP de Frederico Westphalen, que iniciou seus trabalhos no início de 2012, atende 20 cooperativas da região e conta com cinco profissionais, que formam a equipe. O encontro contou ainda com uma palestra apresentada pelo professor Gelson Pelegrini, da Universidade Regional Integrada. Para encerrar, foram realizados os encaminhamentos para o Seminário Estadual de Avaliação do PEC, que acontecerá em outubro, em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe