Tio Hugo é um dos municípios da região, onde o programa Gaúcho de Microcrédito teve o maior êxito. Somente no ano de 2012 cerca de 80 microempreendedores participaram do programa. Neste ano, este número está próximo de ser batido. 75 contratos já foram celebrados, totalizando o valor de R$ 551.647.44 que foram liberados a mini e pequenos empresários do município.
Adriana Scharlau Muller, operadora do Programa em Tio Hugo, afirma que mensalmente são fechados de 5 a 7 contratos. Donos de pequenos negócios, que podem ser formais, informais, individuais ou em grupo, podem solicitar o crédito “A procura dos empreendedores pelo programa é intensa, e neste ano tivemos a redução dos juros, que caíram de 0.64% ao mês para 0.41% ao mês. Essa é a grande vantagem do Programa Gaúcho de Microcrédito, os juros são mais baixos em relação aos cobrados no mercado de crédito”, declarou Adriana.
Em parceria com a Juriti Microfinanças, a prefeitura de Tio Hugo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, tem como objetivo principal auxiliar os micro e pequenos empreendedores a impulsionar os seus empreendimentos. A Secretária de Desenvolvimento, Denir Mühl, diz que diversos empreendedores de Tio Hugo já aderiram ao programa, e que hoje os seus empreendimentos são bem sucedidos. “Diversos empresários que participaram do Microcrédito já estão com seus empreendimentos consolidados. Isso deixa clara a importância dessa iniciativa, que dá aquele apoio inicial, pois sabemos que sempre é complicado se abrir um negócio, onde na maioria dos casos é preciso investir no início para ter retorno no futuro”, disse a Secretária. Quem tiver interesse em participar do programa, pode procurar a Agente de Oportunidade, Adriana Scharlau Muller, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, localizada na Prefeitura de Tio Hugo. Fone para contato 3338-9167
Débitos
A prefeitura de Tio Hugo prorrogou o programa de pagamento parcelado de débitos tributários e não tributários. Quem possui pendências com o setor tributário de Tio Hugo, poderá realizar o pagamento de forma parcelada, e no caso de pagamento a vista, poderá ter remissão nos juros e anistia nas multas. As pendências tributárias e não tributárias vencidas e, inscritas ou não em dívida ativa, poderão ser pagas em até 36 parcelas sucessivas, na forma que for estabelecida pelo Poder Executivo.
O parcelamento deverá ser requerido pelo contribuinte junto ao setor de tributos da prefeitura municipal de Tio Hugo. De acordo com o prefeito Verno Müller, é necessário que todos aqueles que possuem alguma pendência com o setor tributário, compareçam na prefeitura municipal, para iniciar as negociações, visto que existe uma data limite para o parcelamento das dividas. Essa medida evitará problemas futuros, como execução fiscal, e eventuais protestos.