A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura de Marau assinaram, na manhã desta quinta-feira (4), o termo de convênio que visa à instalação de 16 câmeras para a operação do sistema de videomonitoramento na cidade. O acordo foi assinado pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, e pelo prefeito Josué Longo, na Sala de Reuniões da SSP.
A aquisição, a instalação, a conservação e a manutenção dos equipamentos, bem como toda a infraestrutura operativa do sistema, são de responsabilidade do município. O investimento aproximado de R$ 300 mil será custeado pela Prefeitura de Marau, que fará a licitação nos próximos dias. Competirá ao Estado o gerenciamento, o monitoramento e a coleta das imagens, além do arquivamento.
As autoridades presentes foram unânimes em destacar a importância da integração entre o Estado e o município para resultados eficazes na redução da criminalidade. O secretário Airton Michels ressaltou a importância da parceria. "Quando os municípios participam, a segurança pública tem mais resultados", afirmou.
Para o coronel Fábio Duarte Fernandes, o combate à criminalidade é um trabalho a ser construído junto com a sociedade. E "a Brigada está consciente de sua tarefa e engajada com mais esse aporte tecnológico", disse.
O prefeito Josué Longo destacou que Marau está unida para combater o crime. Com o sistema de videomonitoramento, segundo ele, inicia-se uma nova caminhada contra a criminalidade. "As câmeras serão instaladas em locais estratégicos da cidade onde o índice de delitos é maior e auxiliarão a minimizar o impacto da criminalidade", explicou.
Acompanharam a assinatura do termo de convênio a diretora do Departamento de Convênios da SSP, Vânia Gonçalves, e autoridades de Marau. Além deles, os deputados estaduais, Valdeci Oliveira e Gilmar Sossella, que intermediaram o pedido do município com a SSP.