Exemplos de conquista na agricultura familiar

Seminário conta a história de seis famílias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Seis histórias de conquista no meio rural fizeram parte do I Seminário Regional de Sistematização de Experiências da Emater/RS-Ascar, do escritório regional de Frederico Westphalen. O evento aconteceu na quinta-feira (10), no Parque de Exposições do Carijo, em Palmeira das Missões, reunindo mais de 80 pessoas, entre agricultores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e autoridades locais e regionais.

A sistematização de experiências é uma prática das entidades que atuam com assistência técnica e extensão rural. É uma forma de registrar as diversas ações que são realizadas com as famílias do campo. Na ocasião, seis trabalhos foram apresentados, contando a história de famílias rurais do município de Rio dos Índios, Trindade do Sul, Barra Funda, Nonoai, Vista Alegre e Sagrada Família.

Do município de Rio dos Índios a experiência apresentada foi da família Oliveira-Araújo, sobre a prática e divulgação da agroecologia na unidade de produção familiar. De Trindade do Sul, foi apresentada a experiência da produção de leite à base de pastagem perene na Coopatrisul, no Assentamento 29 de outubro. A experiência da produção de suco de uva integral foi apresentada pela família Tolotti, de Barra Funda. Em Nonoai, a produção de fitoterápicos é destaque no município e foi apresentada pela Pastoral da Saúde. Um caso de sucesso na aquisição de terra pela família do agricultor Gilson Piaia, através do Banco da Terra, foi a experiência sistematizada do município de Vista Alegre. E por fim, Sagrada Família apresentou a organização social e econômica das mulheres “As Camponesas” na transformação da matéria prima e aumento da renda familiar.

Para o secretário municipal da Agricultura, Lúcio Borges, o Seminário é um ato importante para o setor produtivo da região, pois permite a troca de experiências entre as famílias, possibilitando o desenvolvimento da agricultura familiar. Da mesma forma, a gerente adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Claudia Zanatta Pedon, salientou a importância do Seminário tanto para os agricultores envolvidos quanto para os extensionistas que colaboraram com essas ações. “Essa é uma oportunidade para divulgar as experiências, as ações de extensão rural que são desenvolvidas nesses municípios, contando com a participação dos atores e da equipe técnica, compartilhando conhecimento, valorizando a história de cada família”.

Painel e debate
Após as apresentações das experiências foi realizado um painel para debater sobre as perspectivas para a ação de assistência técnica e extensão rural da Emater/RS-Ascar a partir das experiências sistematizadas. Os trabalhos sistematizados serão novamente apresentados no Seminário Estadual de Sistematização de Experiências, que acontecerá no dia 5 de dezembro, em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe