A instalação de uma Unidade da UERGS no município de Soledade foi autorizada durante reunião ordinária do Conselho Superior da Universidade (Consun), na manhã desta sexta-feira (18). A notícia foi recebida com muita comemoração pela comunidade. A unidade foi aprovada com 16 votos favoráveis e seis contrários.
Para o deputado estadual Tortelli esse resultado só foi possível pela grande mobilização da comunidade e autoridades de Soledade que estiveram presentes em todas as articulações para conseguir instalar a Universidade no município. “Estamos muito satisfeitos com essa notícia que, com certeza, trará benefícios extraordinários para Soledade e região, e pra todos que lutam por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, disse o deputado.
O deputado promoveu várias audiências sobre a expansão da Universidade com novos cursos, busca de garantia de infraestrutura e recursos humanos. Para ele, o orçamento da UERGS para o ano que vem deve chegar a R$ 61 milhões.
A avaliação do deputado é que com o aumento dos recursos será possível investir em infraestrutura, na contratação de professores, laboratórios e novos cursos. “Também é necessário pensar o papel da UERGS com relação aos cursos de pós-graduação, mestrado, e toda a estrutura na ótica da pesquisa”, salientou Tortelli.
O deputado lembrou que esse valor no orçamento do Estado é três vezes mais que o orçado no último ano do governo passado e também possui R$ 20 milhões a mais do que o orçamento deste ano. “Esses investimentos demonstram o compromisso do atual Governo com a UERGS e o resultado de todas as discussões, audiências públicas, mobilizações e tencionamentos. Uma vitória de todos”, afirmou Tortelli.