Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 476 cidades gaúchas participaram da III Marcha Gaúcha dos Prefeitos queaconteceu em outubro, em Porto Alegre. Dentre eles o prefeito de Casca Alan Martins das Chagas acompanhado pelo vice, Domingos Claudio Kujawa. Com o lema “Mais recursos, mais autonomia” A Marcha teve objetivo de cobrar recursos, projetos e resoluções do governo gaúcho e foi organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
A mobilização teve início às 14h, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. No local, os prefeitos e representantes dos Municípios debateram as 13 pautas municipalistas elaboradas pela Famurs. Uma das principais reivindicações dos Municípios é o adiantamento de uma parcela de R$ 200 milhões do ICMS para todo o Estado para que as prefeituras consigam arcar com as despesas de final de ano.
Outras pautas importantes foram a conclusão das obras de acesso asfáltico e recuperação da malha rodoviária estadual (em nossa região, especialmente a ERS 324), pagamento dos valores atrasados da Consulta Popular e aplicação efetiva do Estado dos 12% na saúde, conforme prevê a Constituição. Outro ponto debatido foi em relação à pouca autonomia política e orçamentária que as cidades possuem. Os prefeitos reclamam que, ao firmar convênios com os governos federal e estadual, acabam, muitas vezes, arcando com mais gastos do que benefícios.
Após o debate, os prefeitos seguiram para o Palácio Piratini aonde entregaram a pauta com as reivindicações ao Governador Tarso Genro. Em seu pronunciamento, o Governador garantiu que irá analisar as pautas, que em sua visão são razoáveis e sérias. Pelo menos uma cobrança concreta será atendida pelo governo. Tarso garantiu que irá antecipar repasses do ICMS às prefeituras, porém evitou informar o valor exato.
Para o Prefeito de Casca, os municípios unidos têm mais força do que as reivindicações individuais, muitas já solicitadas pelo Município de Casca. São reivindicações de extrema importância não só para Casca, mas para todos os municípios gaúchos. Apresentadas estas pautas por todos os prefeitos e não mais individualmente, esperamos que efetivamente o Governador tome providência e dê especial atenção a elas” afirma o prefeito Alan.