A Balada Segura chega, nesta quarta-feira (13), ao 17º município gaúcho. Governo do Estado e município de Carazinho assinam o convênio para implantar a operação em evento às 17h na prefeitura (Avenida Flores da Cunha, 1264). Na sequência, será realizada uma blitz educativa e à noite será a estreia da blitz de fiscalização. Também será lançado o Comitê Municipal da Balada Segura, com a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização.
Além do prefeito Renato Süss e secretários municipais, estarão presentes o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, representantes do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
No dia 30 de setembro, jornalistas, educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil do município foram recebidos por uma equipe do Detran para uma manhã de imersão sobre a Balada Segura, seus objetivos e resultados já alcançados. O objetivo era engajar a comunidade para amplificar o trabalho das blitze de fiscalização, contribuindo para construir uma cultura de paz no trânsito. Os agentes fiscalizadores municipais que atuarão nas blitze, juntamente com a Brigada Militar e o Detran, passaram por treinamento, visando padronizar sua atuação com a dos demais municípios que compõem a rede da Balada.
Balada Segura como política pública
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as prefeituras municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.
A princípio focada exclusivamente no público jovem que freqüenta bares e festas à noite, a Balada Segura é hoje um grande guarda-chuva que abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 4 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em outros 15 municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. A meta do Detran/RS é integrar mais três municípios à rede da Balada Segura até o final do ano.
Carazinho lança operação Balada Segura nesta quarta
· 1 min de leitura