Conforme dados da ONU sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o município de Casca está entre as 100 melhores cidades brasileiras para se morar, ocupando a 92ª posição. As 100 melhores cidades são o que o nosso país tem de melhor para oferecer nos setores de educação, renda e expectativa de vida, segundo os dados da ONU. Elas representam menos de 2% dos 5.570 municípios existentes em todo território nacional.
No Estado do Rio Grande do Sul, Casca ocupa a 7ª posição no IDH, empatando com o município vizinho de Nova Araçá. O IDH avalia a qualidade de vida da população baseado no levantamento de dados em três aspectos: renda per capita, longevidade e qualidade da educação. Outro fator importante e que o orgulha o Município é que Casca ocupa no Estado o 2º lugar no quesito educação.
Além disso, cabe ressaltar que Casca é a Capital Gaúcha do Leite. Para o prefeito, Alan Martins das Chagas, o bom posicionamento do município é resultado de um conjunto de fatores. Dentre eles, o bom posicionamento geográfico, que incentiva a produção industrial e agropecuária, os programas oferecidos pelo Poder Público Municipal e, principalmente, a vontade de trabalhar da população casquense. “Todos estão de parabéns por mais esta conquista e estamos provando para o Brasil todo que o nosso Município é um dos melhores locais para se viver. Parabéns casquenses! Vocês moram e fazem parte da história de um dos melhores locais brasileiros para se morar”, afirma o prefeito.