Tapejara: Alunos de sete escolas se formam no Proerd

A solenidade foi realizada no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira e contou com a participação de 138 crianças.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na última terça-feira, dia 20, aconteceu a formatura dos alunos do 5º ano de sete escolas do Município de Tapejara, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A solenidade foi realizada no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira e contou com a participação de 138 crianças. As aulas foram ministradas pelo instrutor sargento, Enio Brusso.

Durante o evento foram premiados os alunos que se destacaram na redação final que teve como tema “O que eu aprendi com o PROERD”. Em primeiro lugar ficou a aluna Marieli Sbardelotto, da Escola São Paulo, premiada com uma bicicleta. Os demais alunos premiados com um kit escolar (gentileza Livraria A Babilônia) foram os seguintes: Amanda Lizzoni dos Santos, da Escola Severino Dalzoto, Amanda Vitoria Dias, da Escola Catarina de Bastiane, Hellen Daré, da Escola Giocondo Canali, Érica Bernardi, do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Jessica Soster da Silva, da Escola Leonel De Moura Brizola, Evelin Vitoria Pés, da Escola São Paulo e a aluna Joana S. Bianchi, da Escola Fernando Borba.

O programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara e demais colaboradores e consiste em um esforço cooperativo dos policiais formados pelo programa, educadores, pais e a comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O principal objetivo é auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar o álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras droga, bem como aquelas para se engajarem em atividades violentas.

O evento contou com a participação do prefeito, Seger Luiz Menegaz, do 1° Sgt. Jones Gasparin , da Juíza De Direito, Lilian Raquel Bozza Pianezzola, do Delegado de Polícia, Venícios Ildo Demartini, representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Elizabete Favaretto, o secretário da Educação, Altamir Galvão Waltrich, pais, familiares, professoras, diretoras, coordenadores, presidentes de entidades e demais autoridades.
Histórico do Proerd

Os instrutores do Programa Proerd de Tapejara já formaram mais de 2.700 crianças desde a sua existência no ano de 2.000. Iniciou com o policial tenente aposentado, Gilberto Samujedem, após com os sargentos, Jones Gasparin e João Batista Rodrigues Paixão e, atualmente, com o sargento Enio Brusso, o qual formou mais de mil crianças em cinco anos.

O Proerd é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram o Rio de Janeiro e São Paulo. No Estado do Rio Grande do Sul iniciou no ano de 1998.

Gostou? Compartilhe